quinta-feira, 1 de agosto de 2013

A EVOLUÇÃO DA ESCRITA




A escrita possui seu registro desde os tempos antigos. Seu registro primário foi datado no período dos primeiros homens primitivos que, diante de sua necessidade natural de comunicação, gravavam imagens nas paredes das cavernas. Porém, o registro propriamente dito da escrita, possui seus dados por volta de 6.000 anos na cidade de Uruk, no qual foram encontradas plaquetas de barro no templo, cujo conteúdo era um tipo de contabilidade de cabeças de gado e cereais. Assim, a escrita apareceu no mundo e iniciou-se uma longa jornada evolutiva paralelamente ao lado do homem.


Ela surgiu como uma forma de registro, onde o homem guarda suas informações para poder exprimir-se e comunicar-se na sociedade. Desta maneira, a escrita transformou-se numa ferramenta importante e muito poderosa para a disseminação de ideias e informações. Interessante ressaltar que o método de disseminação usada pelo homem é muito amplo, como também os temas abordados, pois usa-se a escrita para registrar memórias de uma vida, memórias políticas, religiosas, artísticas, enfim, experiências pessoais ou compartilhadas por um determinado grupo social. Assim, com o tempo foi aparecendo de forma progressiva e autônoma sistemas de representação, no qual atualmente encontramos a escrita alfabética, conhecida em toda a terra.


Portanto, desde o início dos tempos o homem procura comunicar-se e uma dessas formas foi através da escrita. Esta tornou-se a principal ferramenta de comunicação e um poderoso meio de divulgação de ideias. E com isso a evolução foi-se tendo em períodos com elaborações de sistemas de representação diversos.



Tipos de Sistemas de Representação:


Escrita Pictográfica: transmite uma ideia, conceito através de desenhos significativos (símbolos). Este tipo de sistema pode ser encontrado atualmente nas sinalizações de trânsito.

Escrita Ideográfica: manifesta através de símbolos gráficos que formam caracteres separados, no qual representa ideias, objetos ou palavras completas associando-se ao som destes mesmos objetos correlacionados.

Escrita Cuneiforme: apresenta com um mistura de caracteres e símbolos transformando em sílabas e letras, sendo os números representados por riscos e círculos. Esta escrita era feita por escribas que usavam tabletes de argila molhada com seu estilete de caniço e sua escrita geralmente era feita de cima para baixo em colunas da direita para esquerda.

Escrita Egípcia: também conhecida como Hieróglifo, esta escrita era feita na vertical de forma horizontal e possuíam 24 símbolos que representavam consoantes únicas podendo ser unidos e compostos.

Escrita Silábica: cada símbolo possui sua ligação ao som, sendo determinadas por consoantes e vogais e representadas sempre por uma sílaba - exemplo: cê, bê, dê, cá, etc.

Escrita Alfabética e Fonética: é o sistema de escrita que conhecemos. Representa o som de determinado idioma relacionado pelo alfabeto da nação, porém esta representação nem sempre coincide entre alfabeto e fonética.



Referência Link:
http://webeduc.mec.gov.br/midiaseducacao/material/impresso/imp_basico/e1_assuntos_a1.html
http://www.slideshare.net/ivanadriel/evoluo-da-escrita-do-barro-ao-teclado
http://www.designinterativo.etc.br/design/a-evolucao-da-escrita
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita
http://www.recantodasletras.com.br/gramatica/370335

Referência Imagem:
http://midialienacao.wordpress.com/2013/04/14/evolucao-da-midia-na-historia-em-construcao
http://hid0141.blogspot.com.br/2011/04/origem-dos-caracteres.html

0 comentários:

Postar um comentário