sábado, 3 de agosto de 2013

COMO EVITAR O PLÁGIO?





Gostaria de tratar neste momento de um assunto delicado e extremamente importante. Nós, escritores de diversos temas, nos esforçamos muito para concretizar um e-book. Porém, temos que tomar cuidado para não ocorrer em nossos textos um erro muito comum entre os escritores mais desatentos; plagiamos algo sem saber.

Como diz Lu Lena: “Nada se cria, tudo se copia!”, concorda? Eu, sinceramente concordo, pois, hoje o mundo está tão explorado intelectualmente que temos que tomar muito cuidado. Quando pensamos que temos uma ideia original... E não tomamos os devidos cuidados... Pronto! Está feito o plágio.


PESQUISE E COMPARTILHE SEMPRE

Pesquisas nunca são demais! Não estou dizendo que não devemos copiar a ideia ou algum assunto para montar o nosso e-book, podemos sim copiar, pesquisar, pois o nosso e-book para ser bem informativo precisa de muitas pesquisas. Mas devemos copiar dando os devidos créditos para a pessoa que teve a primeira ideia, a origem de tudo. Podemos e devemos compartilhar pensamentos, mas uma coisa que nunca devemos fazer é tomar a ideia como nossa. Colocamos frases em nossas bocas que muito das vezes não são nossas. A que custo queremos que nosso e-book seja conhecido? Compensa plagiar? Pois eu digo que não compensa. Afinal, como diz Millôr Fernandes: “O crime não compensa!”

Sim! Crime! Sabia que plagiar é crime? Segundo o Código Penal Brasileiro, na lei nº 9.610, o plágio, ou seja, cópia não autorizada de informações é crime. Pode-se chegar de 03 meses a 01 ano de reclusão e/ou multa para o plagiador. Segue abaixo um trecho da explicação da Lei:

“Aquele que se propõe a produzir conhecimento sério, renovador do Direito, quer seja ele professor, pesquisador ou aluno, se obriga a respeitar os direitos autorais alheios. Vejamos o que diz a Constituição Federal vigente, em seu artigo 5º, XVII: aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, (...). E a devida proteção legal em legislação ordinária nós a encontramos na Lei nº. 9.610/98, mais precisamente nos seus artigos 7º, 22, 24, I, II e III, e 29, I.”


DICA PARA NÃO PLAGIAR

        Mas então, o que devemos fazer para não correr o risco de plagiar? Como saber que minha ideia já foi desenvolvida? É possível? Sim, é possível! Não plagiar é mais simples que imaginamos.  Podemos seguir passos simples, como por exemplo: Não copiar e colar na íntegra (o “famoso” crtl C + ctrl V); Verificar através de pesquisas se o assunto do meu e-book já possui registro; Caso queira usar o conteúdo de algum escritor, colocar os devidos créditos. Enfim, essas são pequenas dicas, mas, se você quiser realmente escrever seu e-book tranquilo, com uma preocupação a menos, eu sugiro que você conheça de mais perto o livro: “Escrita Eficiente sem Plágio - 2a Edição”.

Este livro trata justamente deste assunto que abordo contigo. Já temos tantas preocupações ao fazer o e-book, porque se preocupar com mais uma? Porque correr o risco de cair na Lei nº. 9.610/98? Vamos escrever de forma correta!

Como podem observar o livro “Escrita Eficiente sem Plágio” está na sua segunda edição, em outras palavras, é tão bom que a autora Ana Lopes reeditou de uma forma mais inovadora. O mais interessante que ele é feito no formato passo – a – passo. Sua leitura é dinâmica e você vai perceber que o seu texto vai sendo montado e, seguindo os passos sugeridos, vai saindo sem problemas, sem plágio, em outras palavras, monte seu e-book sem plágio!

Assim, sempre corremos o risco do plágio e ao iniciarmos o nosso novo e-book, sempre vem àquela pergunta: “Como produzir conteúdo original quanto tudo parece já ter sido escrito?” A resposta está nessa pequena visita que lhe convido a fazer. Conheça as maravilhas de uma obra sua sem riscos. Não deixe de conferir! E obtenha os verdadeiros elogios de uma obra sua!




Link Referência:
http://e-proverbios.blogspot.com.br/2009/05/citacoes-e-frases-sobre-crime.html
http://www.significados.com.br/plagio/
http://pensador.uol.com.br/frases_sobre_plagio/
http://www.institutohipnologia.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=115:lei-de-plagio-no-brasil&catid=5&Itemid=13
http://www.blogosferalegal.com/2010/06/dicas-para-nao-cometer-plagio.html

Link Imagem:
http://blogoopa.blogspot.com.br/2012/07/o-calculo-do-plagio-na-internet.html

0 comentários:

Postar um comentário